Como desbloquear iPhone?

24 05 2008

Muitas vezes eu ouvi estas perguntas: como desbloqueio meu iPhone? Você pode desbloquear meu iPhone pra mim?

O iPhone, desejo de consumo de grande parte da classe média brasileira no último ano, vem se tornando cada vez mais popular. Mesmo antes da Claro começar a vender “oficialmente” o aparelho no Brasil (apesar de algumas informações erradas divulgadas por aí, a controladora da Claro, a princípio, não tem contrato de exclusividade da venda com a Apple) existem milhares de aparelhos funcionando normalmente no nosso país. O meu, por exemplo (vindo dos EUA), está em atividade desde novembro de 2007. Muita coisa sobre desbloqueio de iPhone aconteceu desde lá, e neste post vou comentar sobre as mudanças que ocorreram a respeito de desbloqueio, outros dados interessantes deixo para comentar em outro post.

Na época em que comprei meu iPhone (fabricação na semana 44 de 2007) as opções de desbloqueio por software grátis para a versão 1.1.1 recém tinham saído. Pra quem não sabe, o iPhone possui sistema operacional, assim como a maioria dos PCs rodam Windows ou Linux o iPhone possui sistema operacional (vou tentar manter este post o mais longe da linguagem técnica relacionada ao assunto). O sistema operacional do iPhone e seu “software” podem ser atualizados conforme novos lançamentos da Apple. Devido a estas mudanças do software principal e do controlador da parte de telefonia (bootloader) a cada nova versão é necessário que a comunidade hacker desenvolva uma nova forma de desbloqueio através de software. É por este motivo que desde o lançamento do aparelho as primeiras formas de desbloqueio foram através de hardware.

Para resumir um pouco toda a história, quando eu comprei meu aparelho havia uma solução de desbloqueio grátis por software (AnySim). Logo na versão seguinte (1.1.2) houve uma demora na comunidade hacker para encontrar a solução de desbloqueio até a versão 1.1.3. Nesta época a única forma possível de ter o aparelho sem chip da AT&T era utilizar um chip no formato do chip SIM (TurboSIM, StealthSIM, entre outros) juntamente com o seu. No Brasil era possível encontrar este chip entre 200 e 300 reais.

Assim que foi lançada a versão 1.1.3, uma pessoa apelidade de Geohot descobriu a solução para a destrava por software e a publicou na internet. Acredito que todos nós que temos iPhones desbloqueados hoje em dia, ou seja, milhões de pessoas, temos que ser de alguma forma gratos a ele. A partir da sua descoberta publicada, uma outra pessoa criou um software (Ziphone) em que para desbloquear o celular era necessário somente apertar um botão. Esse foi o ponto da história do desbloqueio em que uma pessoa qualquer sem profundos conhecimentos de iPhone poderia realizar sozinha, um grande avanço.

Em seguida, um dos principais grupos dedicados ao desbloqueio (DevTeam), lançou um software de código aberto para realizar este processo (PwnageTool).  Com esta ferramenta outras pessoas lançaram outras versões de software de desbloqueio. Essas ferramentas acabaram se tornando melhores que o Ziphone.

Para resumir a história, se você tem um iphone 1.1.1, 1.1.2 ou 1.1.3 OTB, ou até mesmo o 1.1.4, simplesmente utilize o iLiberty+. Existem outros softwares bons para desbloqueio, mas este em especial considera algumas questões do bootloader que outros não consideram. Se você quer ter seu iPhone na versâo 1.1.4, baixe a “imagem” do firmware (arquivo ipsw), faça o restore com shift e execute o iLiberty+. Se você tem dúvidas sobre termos técnicos, há vários tutorias disponíveis na internet, mas a melhor fonte para estar por dentra das novidades sem dúvida é o forum do hackintosh (http://www.hackint0sh.org/).

Qualquer dúvida não me perguntem sobre isso!

Ações

Informação

5 respostas

26 05 2008
Roberta

OI… preciso da sua ajuda!! Meu Iphone estava funcionando normalmente… mas dai atualizei pelo Itunes uma nova versão… e agora não consigo sequer usá-lo… digito o Pin e ele só diz q pode fazer ligações de emergência!! Sera que vc poderia me ajudar?
Obrigada

27 05 2008
Fire

Oi Roberta, você precisa desbloquear seu iPhone novamente. O processo não é tão simples para que eu possa ajudar você remotamente. Se você tem algum conhecimento técnico de informática e bastante vontade de aprender, recomendo que siga as direções que eu coloquei no post. Meu objetivo não é ensinar como fazer, já que o como fazer tem em outros lugares da internet (links que coloquei no post). Meu objetivo foi dar um histórico da evolução do desbloqueio.
Agora, se você achar muito complicado, sugiro pedir uma ajuda pra algum amigo próximo que entenda do assunto.

Abraços

29 06 2008
Edson

Ola.
Eu fiz tudo oq manda o scrip mas nao deu certo meu iphone nao esta funcionando esta aparecendo uma mensagem para reparar e entar em contato com a ipple, sera que vc pode me ajudar?

24 08 2008
Como desbloquear iPhone (2) « O blog das coisas

[...] iPhone (2) 24 08 2008 Muitas coisas aconteceram no “mundo do iPhone” desde meu primeiro tópico sobre desbloqueio de iPhone. Naquele tópico descrevi um pouco da história da evolução dos métodos de travas e [...]

17 09 2008
Bruna

Oi.
eu fiz a mesma coisa que a Roberta.
Gostaria que me mandassem como desbloquea-lo.
Grata

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

